O Programa Jovens Talentos para a Conservação, desde 2017, tem como objetivo incentivar mestrandos de pós-graduações em Ecologia, para que executem projetos que produzam resultados efetivos para a conservação da natureza, ou projetos de pesquisa aplicáveis diretamente à Conservação. O incentivo é feito através

da concessão de patrocínios em dinheiro para a realização desses projetos.


O Programa preenche uma lacuna no sistema de financiamento à pesquisa no Brasil, que é a dos pequenos projetos com impacto local. Para a faixa de financiamento ofertada, muitos projetos podem ser realizados com impacto direto na Conservação.


Inicialmente restrito ao estado do Rio de Janeiro, na edição 2023 convidamos alunos das regiões Sul e Sudeste, e em 2024 ampliamos o alcance do Programa a todo o País. Com o apoio dos Associados e doadores do ILPS, faremos a diferença na Conservação do Planeta.


Jovens Talentos para a Conservação


6a edição do Programa Jovens Talentos - 2023

Graciane Rocha da Silva Santos, mestranda no Programa de Pós-graduação em Genética da Universidade Federal do Rio de Janeiro, teve seu projeto "Que raios têm nesta casquinha? Aplicação de sequenciamento de amplicons para o monitoramento do comércio ilegal de raias" selecionado na edição 2023.

 

O ILPS patrocinará a execução do projeto por dois anos, com R$25mil. Neste ano tivemos um recorde de inscrições, com 11 trabalhos, de seis instituições de ensino (UNIFESP, UFRJ, UERJ, UNIRIO, UFVJM E UFPR), de quatro unidades da federação (RJ, SP, MG e PR).


Damos nossos parabéns a todos os alunos que se inscreveram, bem como a seus orientadores.

 

Damos nossos parabéns à Graciane e a seu orientador, Frederico Henning - Professor Adjunto no Departamento de Genética, Instituto de Biologia,UFRJ.


Agradecemos à banca julgadora, composta pelos pesquisadores

- Dr. Henrique Rajão - PUC-Rio

- Dra. Marianna Lanari - University of Southern Denmark

- Dra Flávia Chaves - Instituto Nacional da Mata Atlântica 

- Dra. Cibele Silva - UNICAMP

pelo seu esforço e dedicação na seleção do projeto premiado.

5a edição do Programa Jovens Talentos - 2022

A vencedora da quinta edição do Jovens Talentos foi a Lara Norberto Renzeti, da pós-graduação em Ecologia da UFRJ, com o projeto "Como a personalidade animal afeta o sucesso de uma reintrodução de arara-canindé?".


4a edição do Programa Jovens Talentos - 2021

O vencedor da quarta edição do Jovens Talentos foi o aluno Lucas Tovar, da pós-graduação em Oceanografia da UERJ, com o projeto "Bioacumulação e biomagnificação de mercúrio em golfinho-pintado-do-Atlântico (Stenella frontalis) na costa do Rio de Janeiro". 


3a edição do Programa Jovens Talentos - 2020

Gabriela de Castro Burattini, aluna da pós-graduação em Ecologia da UFRJ, foi a premiada da terceira edição do Programa Jovens Talentos para a Conservação, com seu projeto "Potencial da anta Tapirus terrestris em auxiliar na regeneração de áreas abertas da Reserva Ecológica Guapiaçu, através da dispersão de sementes por diferentes habitats"

Na REGUA, as antas têm à disposição uma enorme quantidade e variedade de frutos, dos quais se alimentam e dispersarão suas sementes pelos diferentes habitats que compõem a Reserva. Assim, garantindo uma série de serviços ecossistêmicos fundamentais para a floresta e auxiliando a regeneração da floresta. Desse modo, o objetivo do projeto é avaliar o papel das antas reintroduzidas, ou seja, como as sementes estão sendo transportadas de um lugar para o outro da Reserva por elas.


2a edição do Programa Jovens Talentos - 2019

Nesta edição, foi premiada a bióloga Tayana dos Santos Louzada, da pós-graduação em Ecologia da UFRJ, com

o projeto intitulado "Habitats bênticos: substitutos de espécies para o estabelecimento de metas para a

conservação marinha?". 

O projeto visa, de forma geral, criar cenários de áreas de conservação marinhas distintas, na costa da região Norte do país. Esta região é marcada por um recife extenso que é único no mundo, por ocorrer sob a influência das águas doces de um rio, e logo o maior rio do mundo, o Amazonas. Os cenários servirão de base para ações de conservação da natureza no futuro, tomadas pelos órgãos ambientais.


1a edição do Programa Jovens Talentos - 2018


Para a primeira edição deste projeto, foi premiada a bióloga Carolina Starling Manne, de pós-graduação da UFRJ. O projeto da Carolina tem o título "De volta para a casa: reintrodução e avaliação da dispersão de sementes pelo

Jabuti Amarelo (Jabuti-Tinga) na Mata Atlântica".


Trata-se de um projeto que se integra ao REFAUNA, que tem como objetivo restaurar a Mata Atlântica do Rio de Janeiro. A reintrodução do Jabuti ocorre no Parque Nacional da Tijuca. Esta é uma espécie considerada um importante dispersor de sementes, sendo capaz de dispersar semente grandes sem danificá-las.

Share by: