O planeta Terra é a nossa casa, um lar vibrante e único de se viver. Mas, nos últimos tempos, essa casa vem sofrendo com as ações do ser humano. Poluição, desmatamento, extinção de espécies... A lista de problemas ambientais é extensa e preocupante. Mas, nem tudo está perdido!
Cada um de nós pode se tornar um heroi do planeta, lutando pela preservação do meio ambiente. E a melhor parte? Não é preciso ter superpoderes! Com apenas 7 passos simples, você pode fazer a diferença e contribuir para um futuro mais verde e sustentável.
Neste guia prático, vamos apresentar esses 7 passos e te mostrar como se tornar uma pessoa defensora da Terra.
A conservação ambiental é uma responsabilidade coletiva, essencial para a sobrevivência e o bem-estar de todas as formas de vida no planeta.
No Brasil, a situação é alarmante: as florestas da Mata Atlântica, um dos biomas mais ricos em biodiversidade do mundo, foram as mais devastadas do país. Atualmente,
apenas 12% da cobertura florestal original permanece bem preservada.
Ainda há esperança. Confira a seguir 7 passos práticos e fáceis para começar a mudança por você e transformar o mundo ao seu redor:
A redução do consumo, a reutilização de materiais e a reciclagem são práticas essenciais para minimizar o impacto ambiental. Com os 3 R's da Sustentabilidade - Reduzir, Reutilizar e Reciclar - podemos revolucionar o nosso consumo de forma consciente.
Importante:
Curiosidades sobre Unidades de Conservação no Brasil
Apesar da Imazon mostrar resultados positivos com a queda de 60% no desmatamento da Amazônia em janeiro deste ano, o
desmatamento supera ainda o espaço de 250 campos de futebol por dia.
A perda de florestas na Mata Atlântica é uma tragédia ecológica que compromete a biodiversidade e processos naturais vitais como o ciclo das águas e a regulação do clima. O reflorestamento contribui para a restauração desses processos e para a manutenção dos serviços ecossistêmicos.
Por isso, participar ativamente de iniciativas sustentáveis pode amplificar os impactos positivos e contribuir para a recuperação das florestas, ainda mais participar e apoiar projetos de reflorestamento pode ajudar a recuperar áreas degradadas e aumentar a cobertura vegetal.
O
Instituto Luísa Pinho Sartori (ILPS) dedica-se a apoiar e promover a conservação ambiental através de diversas iniciativas que visam incentivar o desenvolvimento de jovens conservacionistas. Por meio de prêmios, bolsas de estudo e patrocínios, o Instituto contribui para a formação de uma nova geração de profissionais comprometidos com a preservação do meio ambiente.
Conheça mais sobre sua atuação e apoie!
Optar por produtos que tenham um menor impacto ambiental, como aqueles certificados por práticas de sustentabilidade, pode fazer uma grande diferença.
Isso inclui alimentos orgânicos, papel reciclado e produtos de madeira com certificação ambiental, contribuindo para a diminuição do desmatamento e para a conservação das florestas. Além disso, procure alimentos mais naturais promovidos pela agricultura familiar.
A conservação da água é essencial para a manutenção dos ciclos naturais. Infelizmente, apesar do Brasil ser um dos maiores detentores de água potável do mundo, a água em si é um recurso não renovável - vai esgotar!
Fora que a redução do uso de água ajuda a preservar os recursos hídricos e a manter os ecossistemas florestais saudáveis, essenciais para o ciclo das águas e a regulação climática local e regional.
Use a água de forma consciente:
A conscientização e educação ambiental são fundamentais para promover mudanças duradouras. Ensinar sobre a importância das florestas e os impactos do desmatamento pode incentivar ações positivas e a adoção de práticas sustentáveis, como a preservação de solos e o equilíbrio dos processos ecológicos.
Isso pode ser na escola, nas universidades, em sua própria casa. Não se limite!
Leia também:
Quais são as consequências das florestas vazias para o clima?
Optar por meios de transporte menos poluentes, como bicicletas, transporte público ou veículos elétricos, reduz a emissão de gases de efeito estufa e contribui para a mitigação das mudanças climáticas.
A regulação do clima local e regional é diretamente afetada pela degradação das florestas, e o uso de transportes sustentáveis pode ajudar a aliviar essa pressão.
As comunidades locais desempenham um papel importante na conservação ambiental. Apoiar práticas sustentáveis de agricultura e artesanato, por exemplo, pode ajudar a manter os meios de subsistência dessas comunidades e a proteger os recursos naturais.
Comprando produtos de origem local e sustentáveis, você contribui para a preservação dos ecossistemas e para o bem-estar das pessoas que dependem deles.
Não vou mentir: a situação é desafiadora. A ação humana acarreta em consequências graves para as gerações, e precisamos encontrar um meio de reverter isso.
Se você realmente quer fazer a diferença na conservação ambiental do planeta, não deixe de acompanhar o ILPS. Desde 2015, suas atividades são baseadas no respeito a todos os credos e ideologias, na solidariedade com as pessoas e na preservação do Planeta Terra, dentro de um contexto de pluralismo e tolerância.
As doações recebidas são utilizadas para financiar os projetos e serviços que realizam nos três pilares de atuação: projetos que contribuem diretamente para a Conservação da Natureza; Apoio e incentivo para a formação dos jovens conservacionistas; Divulgação e defesa da Causa da Conservação da Natureza. Conheça mais sobre o ILPS e
faça parte da causa!
Não deixe também de acompanhar o Instituto nas redes sociais:
Instagram:
https://www.instagram.com/institutoluisa/
LinkedIn:
https://www.linkedin.com/company/institutolu%C3%ADsapinhosartori/
WhatsApp: (21) 97620-5306
e-mail: contato@institutoluisa.org.br